2016: as carreiras e profissões que prometem crescer. E as que estarão em baixa.

2016: as carreiras e profissões que prometem crescer. E as que estarão em baixa.

2015 não foi fácil para muita gente, mas mesmo assim nós contamos aqui sobre aquelas profissões que cresceram no ano que passou, apesar da crise econômica e política que enfrentou, e ainda enfrenta, o nosso país.

Confira a seguir as 3 carreiras e profissões que prometem crescer nesse ano de 2016, e também aquelas que terão menos oportunidades de empregos. Da mesma forma, elas têm tudo a ver com o atual cenário brasileiro:

 

MAIS OPORTUNIDADES

1. Advogados: especialmente aqueles que têm conhecimento técnico e experiência em recuperações judiciais, fusões e aquisições, direito do trabalho e tributário, áreas as quais as empresas tendem a estar mais envolvidas nesse ano.

2. Diretores financeiros e controllers: as empresas necessitam de profissionais que tenham condição de fazer a gestão detalhada e eficiente de custos e ganhos.

3. Especialistas ambientais: engenheiros ambientais, gerentes agrícolas e profissionais do setor de energia renováveis estão em alta, seja pela constante preocupação com o meio ambiente, seja pelo crescimento do mercado agrícola brasileiro, ou ainda pela busca de novas alternativas, como a energia limpa.

 

MENOS OPORTUNIDADES

1. Construção civil e incorporação imobiliária: com o mercado imobiliário sendo fortemente atingido pela crise econômica, a oferta de profissionais desses setores é maior que a demanda.

2. Profissionais do setor automotivo: como no item anterior, a indústria automobilística tem sofrido duras penas, diminuindo a contratação de profissionais.

3. Turismo e decoração de interiores: são típicos serviços considerados menos prioritários pelas famílias em momentos de contenção de gastos. Além disso, cada vez mais cresce a autonomia dos consumidores em relação a essas duas áreas, seja no planejamento de viagens pela internet, seja no pequeno reparo e repaginação de suas casas, num esquema “pegue e faça”.

 

rsmundorh_carreira2016

Foto: reprodução