Confira nossas dicas para ter uma reunião mais produtiva!

Confira nossas dicas para ter uma reunião mais produtiva!

Tudo sempre tem um começo, um meio e um fim. E da mesma forma as reuniões de trabalho deveriam seguir essa lógica. Mas, nem sempre isso acontece e marcar inúmeras reuniões sem fim pode acabar se tornando uma prática nada produtiva no universo profissional. Saiba como evitar:

Defina o objetivo da reunião: parece óbvio, mas não é. Portanto, antes de dar início a qualquer reunião estabeleça qual o resultado deverá ser alcançado com ela e deixe isso claro para todos os participantes.

Lidere: se você propôs a reunião esteja preparado para conduzi-la. Mais do que para qualquer um, o objetivo do encontro para você deverá ser especialmente claro, e será você quem deverá trazer todos para o foco, caso ele seja perdido.

Defina horários: reunião com hora para começar e terminar funciona melhor. É claro que depende do assunto a ser tratado e, caso ele seja longo ou complexo, pode ser mais produtivo estabelecer tópicos a serem percorridos em cada encontro, objetivamente. Dê foco.

Faça um resumo: ao final da reunião retome com todos o que ficou decidido e formalize por ata, que poderá ser redigida por você ou por outra pessoa.

Deixe a burocracia de lado: agendamentos, horários, atas… tudo isso é importante, mas de nada auxiliarão na sua produtividade, nem de seus parceiros ou equipe de trabalho, se forem feitos de forma complexa. Lembre-se de informar e tratar apenas daquilo que for estritamente necessário para o resultado final. Simplifique.

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Foto: reprodução.