Não se planejou? Reveja e faça já!

Não se planejou? Reveja e faça já!

Quem sou? Onde estou? De onde vim? Para onde vou? Muita gente interpreta essas quatro perguntas de forma filosófica e até mesmo religiosa. Mas, a verdade é que, e sem entrar na ideologia ou dogma de ninguém, elas são muito boas para direcionar qualquer planejamento. Então, se você ainda não pensou na sua carreira profissional para 2015, comece agora!

Quem sou? Você pode responder essa pergunta considerando todo o seu histórico acadêmico e profissional. Também poderá rever suas características mais fortes e aspectos a serem melhorados no trabalho. Saber o “quem” ou o “tipo” de profissional que você já é vai te ajudar a definir o que precisa ser feito para você alcançar aquilo que você ainda quer ser.

Onde estou? Sua profissão, cargo, ocupação e emprego atuais. Se perceber que onde você está e o que faz com isso não lhe agrada mais ou não lhe oferece os desafios e resultados esperados, talvez seja a hora de mudar alguma coisa.

De onde vim? A resposta a essa pergunta vai fazer você refletir sobre o que tem feito e o que conquistou até agora. Dá para ter uma boa noção de acertos que podem ser repetidos, ou erros que podem ser evitados na sua trajetória profissional.

Para onde vou? E não por acaso (imagino eu) essa é a última pergunta. Com base nas respostas anteriores você não só terá claro os rumos que deseja tomar, como também o que precisa fazer para alcançar aquilo que quer.

 

rsmundorh_noticias_planejamentocarreira

Foto: reprodução