Não caia nessa: os sinais de que você pode ser demitido.

Não caia nessa: os sinais de que você pode ser demitido.

Não é novidade para ninguém: frente à necessidade de enxugar gastos e alta demanda por resultados, muitas empresas têm cortado postos de trabalho na tentativa de sobreviver inseridas num cenário econômico retraído.

Vale dizer, no entanto, que frente à situação presente, não necessariamente aqueles que no último ano possuíram um desempenho inferior às expectativas são os que encabeçam as listas de demissões, o que pode pegar muita gente de surpresa. É importante que o profissional que deseja manter seu emprego, em especial aqueles que ocupam funções de gestão, manifeste ou desenvolva competências essenciais para atravessar momentos de crise.

Aspectos como visão estratégica, reconhecimento e cumprimento de objetivos, influência nas relações interpessoais, criatividade e resiliência são características essenciais para atravessar a atual tormenta. Só assim esses marujos poderão desviar os barcos que governam do duro encontro com as formações rochosas e manterem-se firmes em seus comandos. Portanto, prepare-se: é hora de entregar tudo e sair do lugar comum. Zona de conforto, definitivamente, não combina com os tempos atuais.

rsmundorh_demissão

Foto: reprodução