A contratação assertiva é a melhor forma do empregador economizar.
Em tempos de crise ninguém fala em outra coisa que não seja redução de gastos. O número de demissões tem aumentado dia-a-dia, no entanto, e pelos menos por enquanto, alguns setores continuam contratando. E esse momento da contratação pode ser bem complexo e custar bastante caro para o empregador: segundo especialistas, o prejuízo pode variar de 3 a 15 salários anuais da função que se pretende ocupar na empresa. Processos de recrutamento e seleção, horas de trabalhos de profissionais envolvidos na contratação, além do pagamento...
Leia maisVocê sabe quais são as principais características do profissional comprometido?
Confira a seguir as principais características de um profissional comprometido, aquele sonho de consumo de toda empresa. Mas, fique atento, de nada adianta dizer ter essas características na hora da entrevista e depois não honrá-las. O tiro poderá sair pela culatra, e você poderá não só ficar sem emprego, como também não receber qualquer...
Leia maisPlaneje para chegar lá.
Se você já sabe onde quer chegar, parta para a ação com um planejamento focado em produtividade e eficiência. Confira a seguir as nossas dicas e não perca mais tempo na busca de suas metas: Planeje com antecedência: pode ser no dia anterior ou nas primeiras horas de um novo dia. Antes de começar a colocar a mão na massa, liste o que precisa ser feito naquele dia ou semana. Em resumo, organize sua agenda. Defina prioridades: estabeleça sua lista de tarefas começando por aquelas mais importantes. Comece pelo mais difícil:...
Leia mais11 dicas para ter sucesso na entrevista de emprego.
Se você está buscando uma nova colocação profissional, confira a seguir 11 dicas para ter sucesso na sua próxima entrevista de emprego. E se você é recrutador, confira aqui se a sua empresa está no caminho certo na hora da seleção. O ano pede muito foco, tanto para o empregador, quanto para o empregado. Continue nos acompanhando e fique ligado nas nossas dicas! Fonte:...
Leia maisA sutil diferença entre chefiar e liderar.
Ainda que nem todos tenham as características ou aptidões necessárias para se tornar um líder de ponta, há algo na liderança que pode ser desenvolvido por qualquer um: o pensamento abrangente, que vislumbra um pouco a mais do que si mesmo (ou a própria equipe, setor, empresa, vizinhança, etc…). É pensar em algo a mais, é querer desenvolver junto para um mesmo fim, é entender que se todos vão bem, esse é o melhor para o conjunto também. O quadro abaixo ilustra bem isso. E você, concorda? Quer ler mais sobre liderança?...
Leia mais2016: as carreiras e profissões que prometem crescer. E as que estarão em baixa.
2015 não foi fácil para muita gente, mas mesmo assim nós contamos aqui sobre aquelas profissões que cresceram no ano que passou, apesar da crise econômica e política que enfrentou, e ainda enfrenta, o nosso país. Confira a seguir as 3 carreiras e profissões que prometem crescer nesse ano de 2016, e também aquelas que terão menos oportunidades de empregos. Da mesma forma, elas têm tudo a ver com o atual cenário brasileiro: MAIS OPORTUNIDADES 1. Advogados: especialmente aqueles que têm conhecimento técnico e experiência em...
Leia maisComece o ano saindo da sua zona de conforto.
Antes de mais nada é preciso dizer que este artigo tanto vale para profissionais, quanto empresas, pois essencialmente se trata da mesma coisa. Para a psicologia, a zona de conforto trata-se de um grupo de ações e comportamentos já conhecidos de seu praticante, e que não traz a ele nenhum tipo de medo, ansiedade, desgaste ou risco. Portanto, na zona de conforto o desempenho é sempre constante, porém limitado. A principal sensação buscada por quem opera na zona de conforto é a segurança. Tudo ali é previsível. Porém, quando...
Leia maisAlavanque em 2016.
Não importa se você é dono de empresa ou profissional buscando uma nova colocação. Confira a seguir as nossas dicas para você alavancar seus negócios ou carreira no ano que vem por aí: Tenha a sua marca: não, não estamos falando de um desenho. Ter a sua marca é saber o que você, ou sua empresa, representa, o que oferece, e quais são os diferenciais pelos quais a concorrência não deveria ser contratada em seu lugar. Tenha coerência: a história recente da política do nosso país deixou todos desconfiados. Cada vez mais não...
Leia maisHome Office: vale a pena?
Muitas empresas, em busca de redução de custo e aumento da produtividade, tem apostado no home office para seus funcionários. A modalidade pode acontecer de forma integral ou parcial, quando o funcionário trabalha alguns dias de sua casa e outros na sede da empresa. A Citrix, empresa de tecnologia americana, apurou que até 2020 90% das corporações do mundo deverão oferecer alguma forma de trabalho remoto aos seus funcionários. No Brasil, a modalidade cresce em ritmo mais lento e muito em razão do conservadorismo de muitas empresas...
Leia maisSerá que você sabe recrutar?
Nos dias atuais, cada vez mais complexos, o tempo tem se tornado um bem precioso, ainda mais quando se busca resultados em momentos de turbulência. Por isso o empregador não pode perder o foco com processos internos difíceis e burocratizados. O recrutamento de profissionais, por exemplo, deve ser o mais assertivo possível, convertendo o gasto com treinamento e recursos humanos em investimento. Saiba, portanto, quais são os principais indícios de que o recrutamento e seleção de sua empresa estão sendo feitos de maneira pouco...
Leia mais