Será que você sabe recrutar?

Será que você sabe recrutar?

Nos dias atuais, cada vez mais complexos, o tempo tem se tornado um bem precioso, ainda mais quando se busca resultados em momentos de turbulência. Por isso o empregador não pode perder o foco com processos internos difíceis e burocratizados. O recrutamento de profissionais, por exemplo, deve ser o mais assertivo possível, convertendo o gasto com treinamento e recursos humanos em investimento.

Saiba, portanto, quais são os principais indícios de que o recrutamento e seleção de sua empresa estão sendo feitos de maneira pouco eficaz:

  • Quando se analisa apenas o currículo: a máxima “o papel aceita tudo” vale nesse caso. E ainda que as referências curriculares sejam comprovadas, é importante simular com o entrevistado situações reais do dia-a-dia profissional. A análise dos aspectos comportamentais é tão importante quanto a formação acadêmica e cursos já feitos.
  • Quando não há identificação com o negócio: se o novo funcionário se sentir parte da corporação, porque acredita em seus valores e entregáveis, a chance de sucesso é muito maior em relação à seleção e retenção do talento. Do contrário, é ter no barco gente que, ou rema contra ou rema para lugar algum.
  • Quando se considera apenas o curto prazo: muitas vezes as empresas têm urgência nas contratações e acabam pulando etapas no recrutamento de novos profissionais. O fato é que selecionar e treinar um profissional custa tempo. E dinheiro. Especialmente se o funcionário sair rapidamente do emprego e um novo processo precisar ser iniciado. Ou seja, é preciso verificar se os candidatos possuem a capacidade e o interesse em se desenvolver e crescer com a empresa.

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Foto: reprodução